CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN

CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN
CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN NA BAVIERA

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

PALÁCIO PIRATINI ( Brasil ).


SALÃO NEGRINHO DO PASTOREIO, NO INTERIOR DO PALÁCIO PIRATINI - AUTHOR: Tetraktys


            O PALÁCIO PIRATINI, está localizado na Praça Marechal Deodoro, no centro histórico de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil. O palácio foi construído para substituir o antigo PALÁCIO DE BARRO, que existia no mesmo local, desde 1773.
            O governo da época, desejava que o novo palácio, fosse "O Edifício Público Mais Belo e Majestoso de Todo o Brasil", e enviou à Paris, na França, em 1908, uma delegação para que fosse realizado um concurso internacional para escolher a nova planta. O concurso fracassou, porém um ano depois, o arquiteto Francês MAURICE GROS apresentou um projeto que foi aprovado. As obras, começaram em 20 de setembro de 1909, e só em 1921, é que o palácio foi ocupado, mesmo estando inacabado. Os jardins, e os salões nobres, foram concluídos mais tarde, e as obras do palácio, terminaram somente na década de 1970.
            O PALÁCIO PIRATINI, foi projetado no estilo neoclassico. Na fachada, se destacam duas esculturas de PAUL LANDOWSKI, representando a "Agricultura" e a "Indústria". No saguão principal, foi construída uma suntuosa escadaria em mármore francês, que dá acesso ao gabinete do Governador.
             No Salão Negrinho do Pastoreio, e no Salão ALBERTO PASQUALINI, os lustres são réplicas dos existentes no PALÁCIO DE VERSALHES, na França.
              Na paredes do PALÁCIO PIRATINI, foram pintados murais que ilustram episódios da história do Rio Grande do Sul, executados pelo artista italiano ALDO LOCATELLI.
              No jardim do palácio, existe uma fonte com temas egípcios, além de uma escultura do "Negrinho do Pastoreio", de VASCO PRADO.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário