BASÍLICA DE SANTA SOFIA - PHOTO: Pixabay |
A BASÍLICA DE SANTA SOFIA, é um imponente edifício construído entre 532 e 537, pelo Império Bizantino, para ser a maior catedral de Constantinopla, atual Istambul, na Turquia, Europa. A igreja, foi dedicada aos "Logos", a segunda pessoa da "Santíssima Trindade".
INTERIOR DA CÚPULA DA BASÍLICA DE SANTA SOFIA - PHOTO: Pixabay |
O nome, "SANTA SOFIA", não se refere à uma santa homônima, e sim, pelo fato de "SOFIA", ser a transliteração fonética em latim da palavra grega "Sabedoria", sendo o nome completo da basílica, "IGREJA DA SANTA SABEDORIA DE DEUS".
Universalmente conhecida por sua cúpula, ou domo, a edificação, é um ícone da arquitetura bizantina, e é atribuído à ela, o fato, de "Ter Mudado a História da Arquitetura".
REPRESENTAÇÃO DA BASÍLICA DE SANTA SOFIA - PHOTO: Pixabay |
O interior da BASÍLICA DE SANTA SOFIA, é decorado com pilares de mármore, e mosaicos. O IMPERADOR JUSTINIANO, supervisionou a finalização da catedral, e por sua ordem, oito colunas "Coríntias", foram desmontadas em Baalbek, no Líbano, e enviada para Constantinopla, para as obras da SANTA SOFIA.
A "SALA DE LEITURA", NA BASÍLICA DE SANTA SOFIA - PHOTO: Pixabay |
O piso da basílica, é todo coberto com mármores policromáticos, verdes e brancos, com pórfiro púrpura, além de de mosaicos dourados.
Além da imensa cúpula, na BASÍLICA DE SANTA SOFIA, se destacam também, seus quatro minaretes, construídos em tijolo vermelho, calcário branco e arenito.
INTERIOR DA BASÍLICA DE SANTA SOFIA - PHOTO: Pixabay |
Nenhum comentário:
Postar um comentário