LITOGRAFIA DO PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA, REALIZADA POR JOÃO MACPHAIL, EM 1853 |
O PALÁCIO-CONVENTO NACIONAL DE MAFRA, ou PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA, está localizado em Mafra, no distrito de Lisboa, Portugal, na Europa. O palácio, situado à 25 quilômetros de Lisboa, é um edifício monumental, em estilo barroco.
A construção do PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA, foi iniciada em 1717, por iniciativa do REI D. JOÃO V DE PORTUGAL, em virtude de uma promessa, que ele fizera, para que a RAINHA DONA MARIA ANA DE ÁUSTRIA, lhe desse herdeiros. Ela engravidou, e a promessa foi cumprida.
Para embelezar o palácio-convento, e os altares da Real Basílica, e outras capelas, D. JOÃO V encomendou uma coleção de pinturas religiosas, que figuram entre as mais significativas do século XVIII. Atuaram neste projeto artístico, os pintores italianos: MASUCCI, e TREVISANI, e os pintores portugueses VIEIRA LUSITANO, e INÁCIO DE OLIVEIRA BERNARDES.
A coleção de esculturas, compreende toda a estatuária da basílica, executadas por grandes mestres, como: LIRONI, MONALDI, e BRACCI. O Rei encomendou também, os paramentos na Itália, e na França. Os dois carrilhões, fabricados na Antuérpia e em Liège, com 98 sinos, é considerado, um dos maiores carrilhões históricos do mundo.
A biblioteca do palácio, é uma das mais luxuosas da Europa, decorada com mármores preciosos, e madeiras nobres, além de incontáveis obras de arte.
PINTURA "O CONVENTO DE MAFRA, ANTES DE 1755", REALIZADA NO SÉCULO XVIII -AUTOR DESCONHECIDO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário