![]() |
MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS - PHOTO: Pixabay |
O MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS, ou "Padrão dos Descobrimentos", ou ainda, "Monumento aos Navegantes", está localizado na Freguesia de Belém, na cidade e distrito de Lisboa, em Portugal, na Europa.
Em posição destacada, na margem direita do Rio Tejo, o monumento original, foi erguido em 1940, para homenagear as figuras históricas envolvidas nas descobertas portuguesas, por ocasião, da "Exposição do Mundo Português".
![]() |
ESTÁTUA DE "D.HENRIQUE, O NAVEGADOR", SEGURANDO UMA CARAVELA - PHOTO: Pixabay |
O MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS atual, tem a forma de uma caravela estilizada, com três grandes velas que se prolongam num bloco central, vertical, decorado de ambos os lados com baixo-relevos, representando a bandeira do REI D. JOÃO I de Portugal.
Sobre a entrada, a espada da "Casa Real de Avis". A figura de D. HENRIQUE, O Navegador, ergue-se à proa, com uma caravela na mão direita, e um mapa na mão esquerda.
![]() |
A "ROSA-DOS-VENTOS" - PHOTO: Pixabay |
Em duas filas descendentes, estão as estátuas de portugueses notáveis ligados aos descobrimentos, entre eles, navegadores, guerreiros, frades, homens da cultura ( NUNO GONÇALVES, com uma paleta, e LUIS VAZ DE CAMÕES segurando, OS LUSÍADAS ).
A concepção arquitetônica do monumento, pertence à COTTINELLI TELMO, e as esculturas, são obras de LEOPOLDO DE ALMEIDA.
De ambos os lados das rampas do monumento, há um total de 32 figuras da "História dos Descobrimentos."
![]() |
AS FIGURAS HISTÓRICAS, DO MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS - PHOTO: Pixabay |
O MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS, tem 56 metros de altura, 20 metros de largura, e 46 metros de comprimento. Foi construído em concreto armado, e revestido de calcário rosal de Leiras. As esculturas são feitas em cantaria de calcário de Sintra, e na obra monumental ainda foram usados o ferro e a madeira, e as portadas são feitas em vidro.
No interior do monumento que acolhe o Centro Cultural das Descobertas, existe no piso inferior, um auditório com 101 lugares, e duas salas de exposição.
![]() |
MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS - PHOTO: Pixabay |
No chão do espaço fronteiro, ao norte do MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS, encontra-se representada uma "Rosa-dos-Ventos", de 50 metros de diâmetro, desenhada pelo arquiteto, LUIS CRISTINO DA SILVA, e oferecida a Portugal, pelo governo da África do Sul, em 1960. Ao centro está o planisfério de 14 metros de largura, decorado com elementos vegetalistas, rosas-dos-ventos, bufões, uma sereia, um peixe fantástico, e Netuno, com um tridente e trombeta, montado num ser marinho.
![]() |
MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS - PHOTO: Hippopx |
O piso superior do monumento, dispõe de quatro dependências retangulares, e no topo está localizado "Miradouro", de onde se descortina o panorama de Belém, e do Rio Tejo.
O MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS, foi inaugurado em 1960, no contexto das comemorações do 500 anos da morte, do Infante D. HENRIQUE DE AVIS ( 1394 - 1460 ).
www.padraodosdescobrimentos.pt