MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS - PHOTO: Pixabay |
O MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS, ou "Padrão dos Descobrimentos", ou ainda, "Monumento aos Navegantes", está localizado na Freguesia de Belém, na cidade e distrito de Lisboa, em Portugal, na Europa.
Em posição destacada, na margem direita do Rio Tejo, o monumento original, foi erguido em 1940, para homenagear as figuras históricas envolvidas nas descobertas portuguesas, por ocasião, da "Exposição do Mundo Português".
ESTÁTUA DE "D.HENRIQUE, O NAVEGADOR", SEGURANDO UMA CARAVELA - PHOTO: Pixabay |
O MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS atual, tem a forma de uma caravela estilizada, com três grandes velas que se prolongam num bloco central, vertical, decorado de ambos os lados com baixo-relevos, representando a bandeira do REI D. JOÃO I de Portugal.
Sobre a entrada, a espada da "Casa Real de Avis". A figura de D. HENRIQUE, O Navegador, ergue-se à proa, com uma caravela na mão direita, e um mapa na mão esquerda.
A "ROSA-DOS-VENTOS" - PHOTO: Pixabay |
Em duas filas descendentes, estão as estátuas de portugueses notáveis ligados aos descobrimentos, entre eles, navegadores, guerreiros, frades, homens da cultura ( NUNO GONÇALVES, com uma paleta, e LUIS VAZ DE CAMÕES segurando, OS LUSÍADAS ).
A concepção arquitetônica do monumento, pertence à COTTINELLI TELMO, e as esculturas, são obras de LEOPOLDO DE ALMEIDA.
De ambos os lados das rampas do monumento, há um total de 32 figuras da "História dos Descobrimentos."
AS FIGURAS HISTÓRICAS, DO MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS - PHOTO: Pixabay |
O MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS, tem 56 metros de altura, 20 metros de largura, e 46 metros de comprimento. Foi construído em concreto armado, e revestido de calcário rosal de Leiras. As esculturas são feitas em cantaria de calcário de Sintra, e na obra monumental ainda foram usados o ferro e a madeira, e as portadas são feitas em vidro.
No interior do monumento que acolhe o Centro Cultural das Descobertas, existe no piso inferior, um auditório com 101 lugares, e duas salas de exposição.
MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS - PHOTO: Pixabay |
No chão do espaço fronteiro, ao norte do MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS, encontra-se representada uma "Rosa-dos-Ventos", de 50 metros de diâmetro, desenhada pelo arquiteto, LUIS CRISTINO DA SILVA, e oferecida a Portugal, pelo governo da África do Sul, em 1960. Ao centro está o planisfério de 14 metros de largura, decorado com elementos vegetalistas, rosas-dos-ventos, bufões, uma sereia, um peixe fantástico, e Netuno, com um tridente e trombeta, montado num ser marinho.
MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS - PHOTO: Hippopx |
O piso superior do monumento, dispõe de quatro dependências retangulares, e no topo está localizado "Miradouro", de onde se descortina o panorama de Belém, e do Rio Tejo.
O MONUMENTO DOS DESCOBRIMENTOS, foi inaugurado em 1960, no contexto das comemorações do 500 anos da morte, do Infante D. HENRIQUE DE AVIS ( 1394 - 1460 ).
www.padraodosdescobrimentos.pt