GRAVURA DO PALÁCIO FRONTEIRA, REALIZADA POR CHARLES LEGRAND, EM 1850 - SOURCE: Biblioteca Nacional de Portugal / Public Domain |
O PALÁCIO FRONTEIRA, ou "Palácio dos Marqueses de Fronteira", está situado em Lisboa, Portugal, na Europa, e foi construído entre 1671 e 1672, como "Pavilhão de Caça", para JOÃO MASCARENHAS, o primeiro MARQUÊS DE FRONTEIRA. O palácio ocupa um lugar tranquilo à beira do "Parque Florestal de Monsanto", e seu interior é ricamente decorado com antigos azulejos portugueses.
O PALÁCIO FRONTEIRA, é composto pelos ambientes: A SALA DAS BATALHAS, com painéis em azulejos com cenas da "Guerra da Restauração". A SALA DE JANTAR, decorada com azulejos holandeses, e com retratos da "Nobreza Portuguesa". A SALA DE JUNO ou SALA IMPÉRIO, decorada com retratos de "Nobres Portugueses", e realizada por artistas como, DOMINGOS ANTÓNIO DE SEQUEIRA.
Nos jardins do palácio, encontram-se azulejos representativos dos costumes campestres de cada estação do ano, e uma escadaria em cada canto, leva à uma galeria onde os nichos decorativos contêm os bustos de "Reis Portugueses".
A fachada da capela, foi renovada no século XVIII, e está adornada com conchas, vidros partidos, e restos de porcelana, que foram destruídas, segunda se conta, para que ninguém utilizasse as peças onde o futuro rei, D. PEDRO, se tinha servido.
Atualmente, o PALÁCIO FRONTEIRA é ocupado pelos descendentes do MARQUÊS DE FRONTEIRA, e algumas salas, como a biblioteca e o jardim, podem ser visitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário