PALÁCIO DA BREJOEIRA - AUTHOR: Joseolgon / PERMISSION: GNU Free Documentation License CC-BY-SA-3.0 |
Erguido no início do século XIX, o palácio foi concluído em 1834, e seu magnífico projeto, é atribuído a CARLOS AMARANTE, um dos mais importantes arquitetos da época.
O PALÁCIO DA BREJOEIRA, foi construído em "Estilo Neoclassico", numa vasta propriedade rural, dividida em 18 hectares de vinha, 8 de de bosques, e 3 de jardins, e a propriedade é considerada, um expoente das "Moradias Fidalgas" de Portugal. Em 23 de junho de 1910, o PALÁCIO DA BREJOEIRA foi classificado como, "Monumento Nacional".
Inicialmente, o palácio pertenceu a LUÍS PEREIRA VELHO DE MOSCOSO, um homem que não pertencia à nobreza, e por isso, não podia construir um palácio com 4 torres, porém obteve este direito, com a autorização do Rei.
Em 1901, depois de um período de abandono, o PALÁCIO DA BREJOEIRA foi restaurado pelo arquiteto, VENTURA TERRA, e foi enriquecido com uma "Capela Palatina", e um teatro, e as paredes do átrio e da escadaria, foram revestidos com azulejos portugueses. Os jardins e o bosque foram reformados, e um lago foi construído.
O PALÁCIO DA BREJOEIRA conserva no seu interior, os antigos salões com valiosas pinturas, entre elas, um retrato do Rei de Portugal D. JOÃO VI, resguardado por um dossel, com sanefas e cortinas laterais. Ao longo do último século, o BREJOEIRA, foi vendido várias vezes.
Em 1977, o novo proprietário do palácio, lançou no mercado o "Vinho Alvarinho PALÁCIO DA BREJOEIRA", e em 2010, abriu as portas do palácio para visitas guiadas.
www.palaciodabrejoeira.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário