VILLA ADRIANA - PHOTO: Hippopx |
A VILLA ADRIANA ( Villa Hadriana, em latim ), é um antigo complexo palaciano construído no século II, para o Imperador Romano ADRIANO, e está situada na cidade de Tivoli, perto de Roma, Itália, na Europa. Atualmente em ruínas, o local figura entre os mais ricos conjuntos monumentais da antiguidade clássica.
VILLA ADRIANA - PHOTO: Hippopx |
A VILLA ADRIANA, esta repartida sobre uma superfície de 120 hectares, das quais 40 estão visíveis.
Amante da arte, o Imperador ADRIANO desenhou ele próprio os edifícios, e tinha predileção, por cúpulas, e para construir a "Residência Imperial", selecionou um planalto sobre os declives dos Montes Tiburtinos, onde havia numerosas pedreiras, que forneceu o mármore travertino, e outras rochas usadas nas obras, desta impressionante edificação histórica.
RUÍNAS DO TEATRO MARÍTIMO, NA VILLA ADRIANA - AUTHOR: Marie-Lan Nguyen / Public Domain |
O "Teatro Marítimo", é um dos destaques da VILLA ADRIANA, e sua construção teve início no ano de 118, e sua complexa arquitetura, não tem equivalente no mundo romano.
O teatro era composto por um pórtico circular, com colunas jônicas cobertas por uma abóbada. Ao centro se erguia um edifício circular, de 45 metros de diâmetro, com um pequeno jardim, um complexo termal, quartos e latrinas, e o local servia como um espaço de isolamento e de recolhimento.
VILLA ADRIANA - PHOTO: Hippopx |
O "Vale do Canopo", é um plano de água de 19 metros de comprimento por 18 metros de largura, situado num pequeno vale artificial. Este tanque simboliza um antigo canal que ligava as duas cidades egípcias de Alexandria e Canopo, era dedicado a ANTÍNOO, "O Favorito do Imperador", que morreu afogado no Rio Nilo, no Egito, e possivelmente, como uma "Oferenda aos Deuses".
O local possui estátuas tanto de ANTÍNOO, quanto de SERÁPIS, uma "Divindade sincrética Helenístico-Egípcia", o que reforça a hipótese, de se tratar de um lugar de culto a estes dois personagens.
O VALE DO CANOPO, NA VILLA ADRIANA - AUTHOR: Jastrow / Public Domain |
O "Vale do Canopo", é encerrado pelo "Pórtico Pintado", o maior edifício da VILLA ADRIANA, com 235 metros de comprimento e 110 metros de largura, com um tanque d' água de 110 metros x 25 metros.
O "Setor da Academia", ocupa a parte mais alta da VILLA ADRIANA, sobre um terraço que oferece a mais bela e ampla vista da paisagem. Outros edifícios anexos, são constituídos por uma série de divisões, e presumivelmente, se tratavam de alojamentos da guarda imperial.
A SALA DOS FILÓSOFOS, NA VILLA ADRIANA - AUTHOR: Jastrow / Public Domain |
Nenhum comentário:
Postar um comentário