MUSEU TÊXTIL DÉCIO MAGALHÃES MASCARENHAS - FOTO: Thymonthy Becker www.olhandodajaneladotrem.blogspot.com |
O MUSEU TÊXTIL DÉCIO MAGALHÃES MASCARENHAS, está localizado em Caetanópolis, Minas Gerais, Brasil, na América do Sul.
O museu se encontra edificado no pátio da CEDRO TÊXTIL, anteriormente conhecida também por, "Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira", "Companhia Cedro e Cachoeira" ( CCC ), ou ainda como, "Fábrica da Cedro".
VARANDA DO MUSEU TÊXTIL DÉCIO MAGALHÃES MASCARENHAS - FOTO: Thymonthy Becker www.olhandodajaneladotrem.blogspot.com |
A CEDRO TÊXTIL foi a primeira fábrica de tecidos de Minas Gerais e a terceira do Brasil, e foi fundada em 1872, pelos "Irmãos MASCARENHAS": ANTÔNIO CÂNDIDO MASCARENHAS, BERNARDO MASCARENHAS, e CAETANO MASCARENHAS, sendo que do nome deste último, se origina o nome atual do município.
ANTIGO SINO, NO MUSEU TÊXTIL DÉCIO MAGALHÃES MASCARENHAS - FOTO: Thymonthy Becker www.olhandodajaneladotrem.blogspot.com |
O MUSEU TÊXTIL DÉCIO MAGALHÃES MASCARENHAS, foi fundado em 1983, no antigo casarão em "Estilo Colonial", onde funcionou o primeiro escritório da indústria no século XIX.
O museu recebeu o nome de DÉCIO MAGALHÃES MASCARENHAS, em homenagem a este descendente da tradicional "Família MASCARENHAS", de origem portuguesa, que começou a trabalhar na indústria em 1954, como auxiliar de gerente geral, e propôs a criação de um "Arquivo Histórico", e posteriormente a criação do atual museu.
ANTIGAS RODAS DE CARRO DE BOI, NO PÁTIO DO MUSEU TÊXTIL DÉCIO MAGALHÃES MASCARENHAS FOTO: Thymonthy Becker / www.olhandodajaneladotrem.blogspot.com |
No MUSEU TÊXTIL DÉCIO MAGALHÃES MASCARENHAS, estão expostos antigos maquinários e teares, que vieram da Inglaterra, Europa, trazidos de navio, e que chegaram na localidade do "Cedro", atual Caetanópolis, de trem e em antigos carros de boi.
MUSEU TÊXTIL DÉCIO MAGALHÃES MASCARENHAS - FOTO: Thymonthy Becker www.olhandodajaneladotrem.blogspot.com |
O MUSEU TÊXTIL DÉCIO MAGALHÃES MASCARENHAS é mantido pela CEDRO TÊXTIL, e conta com um acervo de mais de 1000 peças, e é considerado o mais completo "Museu Têxtil" do Brasil e uma referência para estudantes e historiadores, recebendo mais de 1.500 visitas por ano. Foi a partir dali, que em 1906 foi inaugurada a primeira linha telefônica de longa extensão, do estado de Minas Gerais, com 24 quilômetros, ligando a localidade do Cedro, à Estação de Tabocas, da estrada de ferro da Central do Brasil.
PÁTIO DO MUSEU DÉCIO MAGALHÃES MASCARENHAS - FOTO: Thymonthy Becker www.olhandodajaneladotrem.blogspot.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário