A BASÍLICA DE MAXÊNCIO, NAS RUÍNAS DO FÓRUM ROMANO - PHOTO: Hippopx |
A BASÍLICA DE MAXÊNCIO, conhecida também como, "Basílica de Constantino", "Basílica de Magêncio", ou ainda, "Basílica Nova", era uma antiga basílica civil, construída no alto do Monte Vélia, em Roma, Itália, na Europa. A construção era o maior edifício do "Fórum Romano", e foi iniciada em 303, pelo Imperador MAXÊNCIO, e concluída quatro anos depois pelo Imperador de Roma CONSTANTINO, que o derrotou na" Batalha da Ponte Mílvia".
A BASÍLICA DE MAXÊNCIO estava localizada próxima do "Templo da Paz", e do "Templo de Vênus e Roma", cuja restauração também fez parte do programa de obras de MAXÊNCIO. Nesta época, as basílicas serviam também para abrigar as Cortes de Justiça.
O edifício da BASÍLICA DE MAXÊNCIO, era constituído por uma nave central coberta por três abóbadas de aresta, suspensas 39 metros acima do piso assentadas sobre quatro pilares, sendo que um deles abrigava uma estátua do Imperador CONSTANTINO.
Atualmente podem ser vistas as ruínas, daquela que um dia foi considerada uma "Maravilha da Engenharia Romana", depois que foi abalada por um terremoto em 847, e depois por outro em 1349, que causou o desabamento da abóbada da nave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário