O PALÁCIO DE SÃO CRISTOVÃO, está localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil, e foi utilizado durante o "IMPÉRIO DO BRAZIL" ( 1822-1889 ), como residência pela "Família Imperial", desde a Proclamação da Independência do Brasil, pelo IMPERADOR D. PEDRO I, em 7 de setembro de 1822.
PALÁCIO DE SÃO CRISTOVÃO, EM 1862 - AUTHOR: Public Domain |
O PALÁCIO DE SÃO CRISTOVÃO, que também já foi conhecido como PALÁCIO REAL ( 1810-1821 ), e PALÁCIO IMPERIAL ( 1822-1889 ), é um magnífico palácio, em estilo neoclassico, cercado por jardins, e conta também com um pequeno lago.
ANTIGO "PORTÃO DO PAÇO",DADO COMO PRESENTE DE CASAMENTO PARA O IMPERADOR D. PEDRO I E PARA A IMPERATRIZ MARIA LEOPOLDINA, PELO DUQUE DE NORTHUNBERLAND - AUTHOR: Fulviusbsas / Public Domain |
Quando a "Família Real Portuguesa"chegou ao Brasil, em 1808, um comerciante português, ELIAS ANTÔNIO LOPES, doou seu casarão, que havia erguido sobre uma colina, com vista para a Baía de Guanabara, ao PRINCÍPE REGENTE D. JOÃO VI, que transformou a propriedade em residência real. O casarão da Quinta da Boa Vista, foi reformado e ampliado pelo arquiteto inglês JOHN JOHNSON.
PALÁCIO IMPERIAL DA QUINTA DA BOA VISTA EM 1861 - FOTO: VICTOR FROND - AUTHOR: Public Domain |
Depois da "Proclamação da Independência", em 1822 o IMPERADOR D. PEDRO I continuou as obras de ampliação do palácio, que contava apenas com uma torre no lado norte da fachada, e ganhou outra torre, no lado sul, além de um terceiro pavimento.
FACHADA DO PALÁCIO DE SÃO CRISTOVÃO - AUTHOR: Fulviusbsas / Public Domain |
Já no "II Reinado", do IMPERADOR D. PEDRO II, foram executadas grandes obras de embelezamento dos jardins do palácio em 1869, projetadas pelo arquiteto francês, AUGUSTE FRANÇOIS MARIE GLAZIOU.
No dia 2 de setembro de 2018, o palácio também conhecido como, MUSEU NACIONAL, e que é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ ) foi atingido por um grande incêndio, que destruiu completamente suas instalações, e vários objetos históricos de valor inestimável, que incluiam documentos, peças arqueológicas do "Antigo Egito", e fósseis pré- históricos.
www.museunacional.ufrj.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário