CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN

CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN
CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN NA BAVIERA

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

PALÁCIO DE SÃO CRISTOVÃO ( Brasil ).



PALÁCIO DE SÃO CRISTOVÃO - FOTO: HARLLEY PACHECO DE OLIVEIRA - CC BY- SA 3.0 ( Reclamações sobre direitos, ou remoção desta imagem, contato com o autor deste blog: aquiles.alvesdasnevesjunior@gmail.com )

            O PALÁCIO DE SÃO CRISTOVÃO, está localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil, e foi utilizado durante o "IMPÉRIO DO BRAZIL" ( 1822-1889 ), como residência pela "Família Imperial", desde a Proclamação da Independência do Brasil, pelo IMPERADOR D. PEDRO I, em 7 de setembro de 1822.

PALÁCIO DE SÃO CRISTOVÃO, EM 1862 - AUTHOR: Public Domain

          O PALÁCIO DE SÃO CRISTOVÃO, que também já foi conhecido como PALÁCIO REAL ( 1810-1821 ), e PALÁCIO IMPERIAL ( 1822-1889 ), é um magnífico palácio, em estilo neoclassico, cercado por jardins, e conta também com um pequeno lago.

ANTIGO "PORTÃO DO PAÇO",DADO COMO PRESENTE DE CASAMENTO PARA O IMPERADOR D. PEDRO I E PARA A IMPERATRIZ MARIA LEOPOLDINA, PELO DUQUE DE NORTHUNBERLAND - AUTHOR: Fulviusbsas / Public Domain

          Quando a "Família Real Portuguesa"chegou ao Brasil, em 1808, um comerciante português, ELIAS ANTÔNIO LOPES, doou seu casarão, que havia erguido sobre uma colina, com vista para a Baía de Guanabara, ao PRINCÍPE REGENTE D. JOÃO VI, que transformou a propriedade em residência real. O casarão da Quinta da Boa Vista, foi reformado e ampliado pelo arquiteto inglês JOHN JOHNSON.
                  
PALÁCIO IMPERIAL DA QUINTA DA BOA VISTA EM 1861 - FOTO: VICTOR FROND - AUTHOR: Public Domain

         Depois da "Proclamação da Independência", em 1822 o IMPERADOR D. PEDRO I continuou as obras de ampliação do palácio, que contava apenas com uma torre no lado norte da fachada, e ganhou outra torre, no lado sul, além de um terceiro pavimento.

FACHADA DO PALÁCIO DE SÃO CRISTOVÃO - AUTHOR: Fulviusbsas / Public Domain

         Já no "II Reinado", do IMPERADOR D. PEDRO II, foram executadas grandes obras de embelezamento dos jardins do palácio em 1869, projetadas pelo arquiteto francês, AUGUSTE FRANÇOIS MARIE GLAZIOU.
         No dia 2 de setembro de 2018, o palácio também conhecido como, MUSEU NACIONAL, e que é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ ) foi atingido por um grande incêndio, que destruiu completamente suas instalações, e vários objetos históricos de valor inestimável, que incluiam documentos, peças arqueológicas do "Antigo Egito", e fósseis pré- históricos.

www.museunacional.ufrj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário