O LAGO DO JARDIM BOTÂNICO, NO INSTITUTO INHOTIM - PHOTO: Pixabay |
O INSTITUTO INHOTIM, é um dos mais importantes acervos de "Arte Contemporânea" do Brasil, e é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Está localizado em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil, na América do Sul, a 60 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.
O INSTITUTO INHOTIM, surgiu em 2004, para abrigar a coleção de BERNARDO PAZ, empresário da área de mineração e siderurgia. O acervo com 170 obras em exposição, inclui trabalhos de PORTINARI, GUIGNARD e DI CAVALCANTI. O INHOTIM, está localizado dentro do domínio da Mata Atlântica, com enclaves de cerrado, nos topos das serras, numa área de 786,06 hectares.
Segundo os moradores da região, o nome "INHOTIM", deriva do nome de um fazendeiro inglês, chamado TIMOTHY, que ficou conhecido como, "Senhor Tim", e na linguagem do interior de Minas Gerais, virou, "Nhô Tim". TIMOTHY, era o proprietário do local, onde no século XIX, existia uma empresa mineradora.
O Jardim Botânico do INSTITUTO INHOTIM, tem 4300 espécies botânicas, e está cercado, por mata nativa. No local também se encontram, 98 bancos de madeira do designer, HUGO FRANÇA, feitos de troncos de madeira e raízes, que são encontrados caídos, e mortos na floresta.