|
BASÍLICA DE SANTA MARIA DELLA SALUTE - PHOTO: Pixabay |
A BASÍLICA DE SANTA MARIA DELLA SALUTE, ou "Santa Maria da Saúde", é um templo da igreja católica, em Veneza, itália, na Europa. A edificação está erguda, perto da "Ponta da Alfândega" ( Punta della Dognana ).
A fachada da igreja, apresenta um grandioso portal, com quatro grandes e altíssimas colunas coríntias. Todos os anos, em Veneza, no dia 21 de novembro, festejá-se a data, de DELLA MADONNA DELLA SALUTE ( Nossa Senhora da Saúde ), na qual, as pessoas atravessam uma ponte de barcos, que vai da Praça de São Marcos, até a basílica, onde param para rezar.
|
INTERIOR DA BASÍLICA DE SANTA MARIA DELLA SALUTE - AUTHOR: Domenico Vecchio- Blu Grafica Web / Public Domain |
A BASÍLICA DE SANTA MARIA DELLA SALUTE, foi construída, como ex-votos , dos habitantes venezianos, por causa da peste, que em 1630, dizimou a população local. em 22 de março de 1630, o então patriarca de Veneza, GIOVANNI TIEPOLO, fez uma promessa, à VIRGEM SANTISSÍMA, , de construir uma igreja, chamada, SANTA MARIA DELLA SALUTE.
Em 28 de novembro de 1631, começou a construção, confiada a BALDASSARE LONGHENA. A obra, foi concluída,em 9 de novembro de 1687. Para erguer a basílica, foi preciso cravar 1.156.650 estacas no terreno, e ganhar uma vasta área de solo ao mar.
|
BASÍLICA DE SANTA MARIA DELLA SALUTE - PHOTO: Pixabay |
A nave central da BASÍLICA DE SANTA MARIA DELLA SALUTE, é de forma octagonal, sobre a que se apóia, uma cúpula hemisférica, que está rodeada de seis capelas menores. O presbitério e o altar-mor, predominam, sobre todo o resto. O grupo escultórico, sobre o altar, representa uma "Virgem com um Menino", que simboliza, a "Saúde", que defende Veneza da peste. A imagem veio de Creta, na Grécia, Europa, trazida por FRANCESCO MOROSINI, em 1670, quando Veneza, cedeu a ilha aos turcos.