|
CATEDRAL DE BRASÍLIA - AUTHOR: Daderot |
A CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, ou simplesmente, a CATEDRAL DE BRASÍLIA, é a Sé Arquepiscopal da Arquidiocese de Brasília, DF, no Brasil.
Um verdadeiro monumento moderno, a CATEDRAL DE BRASÍLIA, foi projetada pelo arquiteto brasileiro OSCAR NIEMEYER, com cálculo estrutural do engenheiro JOAQUIM CARDOSO, e foi a primeira construção erguida na cidade, tendo sua pedra fundamental, sido lançada em 12 de setembro de 1958, e sua construção, foi concluída em 1960. Porém, foi realmente inaugurada, no dia 31 de maio de 1970, já com os vidros externos transparentes.
A CATEDRAL DE BRASÍLIA, tem uma área circular de 70 metros de diâmetro, da qual se elevam 16 colunas de concreto ( Pilares de Secção Parabólica ), num formato hiperbolóide, que pesam, 90 toneladas.
Na praça de acesso ao templo católico, encontram-se 4 esculturas em bronze, com 3 metros de altura, representando "Os Evangelistas", realizadas pelo escultor DANTE CROCE, em 1968. No interior da nave, estão as esculturas de 3 anjos, suspensas por cabos de aço, realizadas por ALFREDO CESCHIATTI, em 1970.
|
DETALHE DA CATEDRAL DE BRASÍLIA - PHOTO: Pixabay |
O Batistério, em forma "Ovóide", teve em suas paredes o painel em lajotas cerâmicas, pintadas por ATHOS BULCÃO. O Campanário, composto por 4 grandes sinos, doados pela Espanha, na Europa, completam o conjunto arquitetônico. A cobertura da nave, tem um vitral composto por 16 peças em fibra de vidro, em tons azul, verde, branco e marrom, inseridas entre os pilares de concreto.
O altar da CATEDRAL DE BRASÍLIA, foi doado pelo PAPA PAULO VI, e a imagem de NOSSA SENHORA APARECIDA, é uma réplica da original, que se encontra na cidade de Aparecida, estado de São Paulo.
A Via Sacra, é uma obra de DI CAVALCANTI, e na entrada da CATEDRAL DE BRASÍLIA, se encontra um pilar com passagens da vida de MARIA, MÃE DE JESUS, pintada por ATHOS BULCÃO.
|
INTERIOR DA CATEDRAL DE BRASÍLIA - AUTHOR: Daderot |